EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Livre acesso/download do livro ‘Setor Elétrico Brasileiro–Uma aventura Mercantil’, de Roberto Pereira d’Araújo

O livro analisa as recentes transformações do setor elétrico brasileiro mostrando as dificuldades que foram necessárias à implantação de um modelo de mercado à imagem e semelhança de outros sistemas de base térmica. Mostra as conseqüências dessa opção com exemplos de situações de conflito ocorridas no mercado livre, instabilidade de regras e inédito aumento real de tarifa. Na introdução, chama-se a atenção para o fato de que, todas as questões analisadas devem ser vistas sob a ótica da grande desigualdade de renda da população brasileira. Tendo em vista que a matriz elétrica brasileira, sendo predominantemente hídrica, representa a mais natural e óbvia riqueza brasileira, nada mais pertinente do que questionar de que modo e por quem essa abastança está sendo apropriada direta e indiretamente.

O primeiro capítulo trata dos conflitos de interesses que ocorrem na questão ambiental. Propõe uma reflexão sobre o tema mostrando o que poderia ser feito para compatibilizar crescimento econômico e sustentabilidade. Também faz comparações do sistema brasileiro com outros sistemas no mundo, mostrando a singularidade brasileira e o artifício que foi necessário para implantar um modelo à imagem e semelhança de outros países. Tenta explicar ao leigo a natureza do problema e a complexidade resultante dessa insistência em adaptar um modelo que nada tem a ver com a realidade brasileira.

O Capítulo final mostra que, mesmo sob regras de mercado, havia outra alternativa para a configuração de um modelo competitivo no sistema brasileiro. Não significava nenhum retorno a uma configuração institucional passada. Procurava apenas sujeitar a concepção mercantil às peculiaridades do sistema brasileiro e não o contrário. O capítulo mostra as principais diferenças e as alterações institucionais propostas, com menos organismos e mais coordenação. Tais propostas sequer foram debatidas pela sociedade brasileira.

O livro ‘Setor Elétrico Brasileiro – Uma aventura Mercantil‘, de Roberto Pereira d’ Araújo, no formato PDF, com 280 pgs e 5,43 Mb está disponível para livre acesso e/ou download. Para acessar o livro clique aqui.

Colaboração de Roberto Pereira d’ Araújo para o EcoDebate, 12/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo