EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Congresso Internacional de Restauração Ecológica acontece no Brasil

Curitiba, no Brasil, será a sede do Congresso Iberoamericano e do Caribe sobre Restauração Ecológica, agendado para o período de 9 a 13 de novembro próximo e que está sendo organizado pela UFPR, Embrapa Florestas, RIACRE e Soc. Bras. De Recuperação de áreas Degradadas-SOBRADE

A realização deste evento se deve a preocupação de especialistas com a evolução do desmatamento devido a crescente exploração dos recursos naturais destinadas a projetos agropecuários, mineração, estradas, barragens e urbanização e a conseqüente perda da biodiversidade em toda a região abrangida pelo evento.

Há consenso entre os técnicos da necessidade de uma maior discussão, sobre a recuperação ambiental, pelos diversos segmentos da sociedade envolvidos na questão. Crescem, cada vez mais, demandas de ações nesta área e isso leva a uma tendência de crescimento por novas técnicas que a pesquisa deverá proporcionar. Cresceu, com isso, a importância da instituição de uma entidade que possa aglutinar técnicos, pesquisadores, empresários, governantes e demais interessados para a discussão de alternativas de recuperação das áreas degradadas pelas citadas atividades que causam impacto ambiental.E por isso será nesta ocasião criada a Rede Iberoamericana e do Caribe sobre Restauração Ecológica-RIACRE.

O programa agora concluído, contará com vários conferencistas nacionais e internacionais , uma série de minicursos pertinentes além de 135 trabalhos recebidos e selecionados para apresentação no Congresso, que certamente trarão contribuição significativa na arte da restauração ecológica, tarefa difícil pois a restauração não trata apenas de recuperar a forma, mas também a função dos ecossistemas, especialmente quando se trata dos diversos biomas dessa imensa região e sua grande biodiversidade.O programa completo deste congresso está em www.sobrade.com.br

Prof. Mauricio Balensiefer / UFPR
Membro da Junta Diretiva da RIACRE
Presidente da SOBRADE /Coordenador Geral do Congresso

EcoDebate, 17/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.