EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Derretimento de geleiras ameaça suprimento de água na Ásia

Barqueiros esperam passageiros no Rio Jhelum, ressacado com a falta de água na Caxemira
Barqueiros esperam passageiros no Rio Jhelum, ressacado com a falta de água na Caxemira. Mukhtar Khan/AP

Caxemira indiana e a região paquistanesa de Punjab tem suas economias ameaçadas pelo efeito estufa

SRINAGAR, Índia – As geleiras da Caxemira indiana estão se derretendo muito depressa por causa da elevação das temperaturas, o que põe em risco o abastecimento de água para milhões de pessoas da região do Himalaia, diz um estudo conduzido por cientistas indianos. Reportagem da AP.

O trabalho, realizado por pesquisadores do departamento de geologia e geofísica da Universidade da Caxemira, atribui o efeito á mudança climática e afirma que está ameaçada a sobrevivência de dois terços dos quase 10 milhões de habitantes da região que dependem de agricultura, horticultura, criação de animais e das florestas para ganhar a vida.

A geleira Kolahoi, a maior da parte indiana da Caxemira, encolheu para cerca de 11 quilômetros quadrados, sendo que já teve 13 quilômetros quadrados há 40 anos.

Shakil Romshoo, professor-associado do departamento que encabelou o estudo de três anos, descreveu a taxa de derretimento como “alarmante”.

A Kolahoi alimenta o Rio Jhelum, que sustenta a região e também é vital para a agricultura na região paquistanesa de Punjab.

Reportagem da AP, no Estadao.com.br

EcoDebate, 15/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.