EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Anistia Internacional denuncia que Shell segue violando direitos humanos na Nigéria

Amnesty International

Anistia Internacional denunciou hoje que a companhia petrolífera Shell segue violando os direitos humanos na Nigéria e destruindo o meio ambiente, pelo que anunciou próximas mobilizações de protesto.

“Embora a empresa assegura ser uma companhia social e respeitosa com o meio ambiente, segue violando os direitos humanos”, advertiu hoje AI, que em junho passado já exigiu ao diretor de Shell (Peter Voser) que respeitasse esses direitos na região do Delta do Níger e que limpasse imediatamente os mais de 2 mil pontos de contaminação por petróleo. Reportagem da Agência EFE.

Em seu relatório sobre a Nigéria, AI denunciou que as atividades da empresa no país africano destruíram grande parte dos terrenos cultiváveis, fonte principal de subsistência da população local.

“O povo tem que utilizar água contaminada para beber, cozinhar e lavar-se. Come peixe contaminado pelos hidrocarbonetos e outras substâncias tóxicas”, acrescentou a ONG.

Além disso, AI explicou que “quando a cada ano se produzem vazamentos de petróleo e sua queima polui o ar, a população respira veneno. O povo se queixa de problemas respiratórios e de ferimentos na pele”.

Para denunciar esta situação, uma caravana de jovens ativistas da Anistia Internacional cruzará a Suíça entre 12 e 18 de outubro, no marco de uma campanha internacional.

Os jovens visitarão colégios e organizarão espetáculos na rua, concertos e outras atividades diante dos postos de gasolina Shell.

* Reportagem da Agência EFE, no UOL Notícias.

EcoDebate, 10/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.