EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Workshop internacional reúne meteorologistas em Belém

O Sistema de Proteção da Amazônia, vinculado à Casa Civil da Presidência da República, promove, de 15 a 18 de setembro em Belém, o Workshop Internacional dos Usuários do Software Titan (/Thunderstorm, Identification, Tracking, Analysis and Nowcasting/). Importante instrumento para o trabalho dos meteorologistas, o Titan é um programa de uso livre em constante evolução que permite, através do uso de dados de radar, a identificação da tempestade, sua análise, deslocamento e prognostico Por isso, é considerado por especialistas como a grande novidade na área de tratamento de dados provenientes de radares meteorológicos, pois a maior parte destas informações é analisada utilizando software proprietário, de custo muito elevado.

O evento, que acontecerá no Centro Regional do Sipam de Belém, também receberá diversas autoridades internacionais no assunto, além de pesquisadores brasileiros. Estão inscritos meteorologistas americanos, chineses, australianos, sul-africanos, gregos e senegaleses. O criador e principal expoente mundial do Titan, doutor Mike Dixon (PhD pela University of Colorado, Civil Engineering/ Hydrometeorology), participará do evento e fará, em parceria com os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET), um resumo do estado atual do sistema, novas técnicas e aplicações.

Segundo a coordenadora Operacional do Sipam em Belém e doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Jaci Saraiva, apesar de o Brasil contar com um número razoável de radares meteorológicos, há poucos profissionais especializados nesta área. O Sipam e o Cindacta IV são responsáveis pela operacionalização de 11 radares meteorológicos na Amazônia. Para Jaci, a disseminação e o uso de um software livre de código aberto aumentara a utilização dos dados de radar não só pelos técnicos do Sipam, como também pelos estudantes, pesquisadores e profissionais da área, aumentando assim a massa critica nesta área de monitoramento e previsão de curto prazo.

A coordenadora Operacional explica que o Sipam tem investindo muito para ampliar o interesse pelo assunto, pois entende que estes radares são um diferencial na região. “Os dados dos radares meteorológicos permitem o monitoramento e a previsão de curto prazo, fundamentais para as defesas civis. Essas informações servem também para entender a distribuição da precipitação sobre a Amazônia e ajudam na compreensão do clima da região”, explica Jaci.

Desde 2008, os técnicos do Sipam utilizam o Titan nos centros regionais de Manaus e Belém. Cada uma das unidades faz um uso distinto do software. As informações coletadas em Belém, Santarém e Macapá são analisadas operacionalmente, no instante em que são geradas. Já o Centro Regional de Manaus utiliza os dados passados em pesquisas que ajudem a compreender as variações do tempo na região.

Comunidade internacional

Segundo Jaci, no Workshop será proposta a criação do Fórum Internacional de Usuários do Titan, no qual os membros poderão trocar idéias e informações sobre as novas contribuições adicionadas ao conjunto de programas do Titan, para o benefício da comunidade mundial que trabalha com previsão imediata (nowcasting) do tempo. Além de poder apresentar trabalhos relacionados ao tema e se atualizar sobre o software, os participantes poderão conhecer as instalações do CR Belém e o radar meteorológico Doppler de banda S (realiza as medidas de intensidade e velocidade dos fenômenos meteorológicos e elimina virtualmente a presença de alvos falsos, permitindo a apresentação de uma imagem real e clara dos fenômenos detectados).

O Sipam é um dos organizadores do Workshop em parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o /Research Applications Laboratory/ (RAL), do /National Center for Atmospheric Research/ (NCAR).

*Informações do Sipam, publicadas pelo EcoDebate, 11/09/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.