EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação Arco de Fogo já fechou mais de 30 serrarias ilegais no Maranhão

Madeira ilegal apreendida pelo Ibama, em foto de arquivo
Madeira ilegal apreendida pelo Ibama, em foto de arquivo.

Buriticupu (MA) – O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou ontem (3) o andamento da Operação Arco de Fogo no município de Buriticupu, no Maranhão, onde verificou o fechamento de serrarias e fornos ilegais de carvão. Ele também conversou com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança e da Fundação Nacional do Índio (Funai) que estão na região há mais de um mês.

O ministro passou cerca de três horas na região e almoçou em uma base militar, montada pelo Exército para apoio à operação. A Arco de Fogo combate crimes ambientais nas terras indígenas Alto Turiaçu, Awá-Guajá e Carú e da Reserva Biológica do Gurupi. Ao todo, foram fechadas 33 serrarias ilegais e apreendidos mais de 3 mil metros cúbicos de madeira, o suficiente para carregar 150 caminhões.

A madeira será repassada ao Exército. Um caminhão de carvão também foi doado para a Pastoral da Criança.

Minc disse que, além de operações de repressão, é preciso aumentar a oferta de opções sustentáveis para a população que sobrevivia do desmatamento. “O desafio não é só apreender. O nosso sonho é que as pessoas vivam com dignidade.”

Durante a visita, o ministro lembrou o ataque a funcionários do Ibama em Buriticupu, em 2007, após o fechamento de serrarias. Liderados por madeireiros, moradores da cidade fecharam estradas e incendiaram veículos da fiscalização. “Desta vez, prendemos 21 pessoas e mais de 30 armas. O crime ambiental e a impunidade não vão prosperar no Brasil.”

O Maranhão é um dos estados da Amazônia Legal onde o desmatamento mais tem avançado. A região onde a Operação Arco de Fogo está sendo realizada é um dos “pontos críticos” do estado, de acordo com o ministro.

*Colaborou Luana Lourenço, de Brasília/ Edição: João Carlos Rodrigues

Reportagem de Manuela Castro*, da TV Brasil, publicada pelo EcoDebate, 04/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

2 thoughts on “Operação Arco de Fogo já fechou mais de 30 serrarias ilegais no Maranhão

  • adelice cordeiro santos

    reconhecemos que é preciso preservar para o bem de todos. porem envés do investimento com fiscais para amedrotar e afugenta o governo devedia invertir em concientização, orientação e preparo alem disso oferecer aos medereiros condições financeira com carencia e juros baixo e o mais importante sem burocracia para que os medereiros posam micra para um trabalho que não agrida a natureza mas que posam continuar alimentando seus filhos pois todos são humanos e com os devidos direitos. do contrário continuaram ariscando e dando trabalho aos fiscais e despesas ao governo para não ver os filhos passar fome.

Fechado para comentários.