EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa indica que as mudanças climáticas influenciarão os padrões de precipitações extremas

Super célula em tempestade no Arizona, EUA
“Super célula” em tempestade no Arizona, EUA

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] A pesquisa [The physical basis for increases in precipitation extremes in simulations of 21st-century climate change], do MIT e Caltech, indica que as mudanças climáticas influenciarão os padrões de precipitação, mas o aumento de precipitações extremas não ocorrerá uniformemente em todo o mundo. Embora o padrão seja claro e consistente em indicar um aumento de chuvas extremas fora dos trópicos, os modelos climáticos apresentam resultados conflitantes dentro dos trópicos.

Em geral, estudos anteriores mostraram que a precipitação média anual irá aumentar de intensidade nos trópicos e em zonas temperadas, mas diminuirão nas regiões subtropicais. No entanto, é importante saber como a magnitude dos eventos de precipitação extrema será afetada, uma vez que estas “chuvas pesadas” podem levar a um aumento das inundações e da erosão do solo.

A pesquisa foi publicada na edição online da Proceedings of the National Academy of Sciences, de 17/08. O relatório foi escrito por Paul O’Gorman, professor assistente do Departamento de Terra, Ciências Atmosféricas e Planetárias do MIT, e Tapio Schneider, professor de ciência ambiental e de engenharia da Caltech.

As simulações usadas no estudo sugerem que a precipitação, em termos de eventos extremos, vai aumentar em cerca de 5 a 6% para cada um grau Celsius de aumento na temperatura, o que pode ser muito significativo, considerando que já é esperado um aumento de 2°C, com grande possibilidade de superar esta marca.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, as precipitações extremas não aumentam na mesma taxa que a capacidade da umidade da atmosfera.

O artigo “The physical basis for increases in precipitation extremes in simulations of 21st-century climate change”, PNAS published online before print August 19, 2009, doi:10.1073/pnas.0907610106, está disponível para acesso integral. Para acessar o artigo clique aqui.

O artigo também está disponível na biblioteca online da Caltech e pode ser acessado clicando aqui.

EcoDebate, 21/08/2009, com informações de David L. Chandler, MIT News Office

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.