EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/PA: quadrilha que vendia peixes raros para o exterior pode ser denunciada por 5 crimes

Sete pessoas, presas ontem, foram flagradas negociando espécimes de comercialização proibida com compradores da Ásia e Europa

Sete pessoas foram presas ontem, 19 de agosto, em Altamira, Manaus e São Paulo, em trabalho de combate ao contrabando de fauna aquática brasileira. Os acusados, empresários do ramo de peixes ornamentais e um servidor público, foram flagrados negociando espécimes de comercialização proibida com compradores da Ásia e da Europa.

Depois de um ano de investigações da Polícia Federal, o Ministério Público Federal em Altamira (PA) pediu a prisão dos investigados e o fechamento de cinco empresas do ramo de peixes ornamentais em Altamira (Hom Aquarium e Aguapeixe Aquarium), em Magé, no Rio de Janeiro (Acqua Betha Com Imp e Exp Ltda), em Manaus, no Amazonas (Turkys Aquarium) e em Santos, São Paulo (Aquário Comércio de Peixes Ornamentais Ltda).

A Justiça Federal, que também acompanhou a apuração desde o início, concordou com todos os pedidos e ordenou as operações. Quatro dos acusados foram presos em condição preventiva, podendo ficar 30 dias ou mais na cadeia. Os outros três receberam prisão temporária e ficam encarcerados por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco.

Além de vender os peixes endêmicos – que só vivem na confluência entre os rios Xingu e Iriri, região central do Pará – a quadrilha cometia falsidade ideológica, através de um intrincado esquema para “esquentar” documentos de trânsito dos animais. Com base nas provas recolhidas eles poderão ser denunciados posteriormente pelo MPF pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e crime ambiental.

Rota – A quadrilha agora desfeita pela atuação conjunta da Polícia, do Ministério Público e da Justiça obtinha os peixes dos fornecedores de Altamira e Manaus. Depois, embalada, a mercadoria ilegal era transportada em aviões particulares, através de Itaituba ou Santarém, de onde seguia para os portos de Santos e do Rio de Janeiro. De Santos, os peixes eram remetidos para a Àsia. Já pelo Rio, chegavam à Europa.

Os peixes de espécies como o Acari Zebra e a Arraia do Iriri alcançam altos valores no mercado negro internacional de peixes ornamentais. Segundo o relatório da Polícia Federal, um único espécime de Acari Zebra pode atingir o valor de US$ 1,5 mil na Ásia ou na Europa.

* Informe da Procuradoria da República no Pará, publicado pelo EcoDebate, 21/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

3 thoughts on “MPF/PA: quadrilha que vendia peixes raros para o exterior pode ser denunciada por 5 crimes

  • In referencia ambiental: os peixes ornamentais e Asher Benzaken presos em Manaus

    Bom dia, da Itália,

    acredito que a PF (Policia Federal) no Brasil, e specialmente na Amazônia, esta cada dia piorando e não esta mais fazendo o que devia fazer. Meu nome é Heiko Bleher e eu só editor de varias revistas, cientificas e populares, sobre a natureza, e também publico livros sobre este tema e sobre peixes também. Inclusive publiquei um livro sobre a Amazônia que já foi traduzido em 11 idiomas. E minha família “Bleher” é pionera na região de peixes ornamentais e plantas aquáticas no Brasil. Dês dos anos 1950. Com um trabalho tremendo a Dona Amanda Bleher inicio com isto no Rio de Janeiro e fez o mais bonito e educativo hobby do mundo (o aquário), também popular no Brasil. Ai nos anos 1960, no Rio e São Paulo lojas de peixes de aquário abriam em tudo lugar (hoje acredito só na região de SP tem mais de 4000 lojas).

    Eu estou escrevendo isto para da para entender que eu entendo de peixes ornamentais e também de ictiologia, o que estudei.

    A Policia Federal no Brasil não tem noção de peixes ornamentais e o pior, não conhece os nomes científicos, e a Ibama, que devia conhecer os nomes, tem um lista com nomes em parte errados, faz já muitos anos. Em 2004 eu estive com o presidente da Ibama em Manaus, para fazer correção dos nomes, na lista da Ibama. Não foi feito ate hoje, só teve algumas alterações, e estas foram baseada em publicações de revistas populares e não com os nomes validos científicos. A parte disto, o Brasil é o único pais que não faz uma lista negativa de peixes de exportação, ao contraio do resto do mundo. Todos os outros paises publicam uma lista negativa (o que não se pode exportar ou extrair), o que também é muito mais fácil de controlar. Mas a Ibama, o os responsáveis não querem fazer esta correção, porque ai as coisas iam melhorar para todo mundo, do caboclo ribeirinho, ate o exportador de peixes ornamentas, a controle seria fácil e ia economizar milhares de reais perdidos diariamente (o que o povo esta pagando – para esta ignorância da Ibama? PF? Or Governo?…)

    Assim a Policia Federal, sem verifica nomes corretos e sem conhecer o assunto, baseado em nomes falsos/errados esta levando pessoas presas, uma atrás da outra, para si justificar, nestes últimos (5) anos. É uma coisa inacreditável que devia terminar. Aprendendo pessoas inocentes, matando milhares de peixes só para ter sua própria satisfação. Para estabelecer o ego da PF de novo (?). E o povo Brasileiro esta pagando para estas coisas ridículas, é milhares de empregos o pais esta perdendo. Caboclos e empregados ficam sem trabalho, só para satisfazer a PF?… e nenhuma pessoa diz nada, nem um juiz faz nada?… nem o governo?…

    Isto que é um crime. Um crime feito da Policia Federal do Brasil. Isto é uma coisa que não tem cabimento, que não é correto. E a Policia Federal continua fazer o que quer, em lugar de fazer o seu trabalho qual devia fazer…

    De aprender os traficantes de drogas, que cada dia estão aumentado. Eu mesmo vi não Amazônia (já viajei mais de 330 vezes a Amazônia Brasileira a fora, em todos os cantos) e escrevo sobre isto no meu ultimo livro:
    “Rei da Amazônia” Bleher, 2009.
    A PF também não aprende os criminosos prefeitos na Amazônia, que estão roubando o Governo na cheia – direto, como em Coari, Uatumã, no Jutaí, o em outros lugares do estado.

    Porque não tem realmente alguém controlando a PF? Porque podem fazer o que eles querem, como agora aprender um inocente empregador, o Asher Benzaken, por causa de peixes “proibidos”, que em realidade não são. E eu tenho certeza absoluta, porque eu conheço o Senhor Asher dês de criança e é o humano mais correto que pode viver. NUNCA ele tem, o tinha, um peixe proibido na sua instalação. Ele mesmo falou para mim “Heiko, não vale a penha”, varias vezes, e eu viajo sempre para Manaus (de 1965 ate hoje).
    Mas a PF precisa um nome, e como o meu, e o nome o do Senhor Asher Benzaken, são nomes bem conhecidos, e como hoje no Brasil as palavras “Ambiente” e “Bio-pirateria” são palavras em vogue e especialmente a ultima imprimido na pagina principal (or no internet) vende milhões e a PF ganha reputação de novo…
    E nota: a palavra “Biopirataria” existe só no Brasil, nenhum outro pais do mundo tem o usa a mesma (e eu sei que é assim, porque eu viajo o mundo afora e eu publico diariamente sobre a natureza), a PF ganha de novo… E nenhuma pessoa (juiz ou Ibama) verifica si realmente isto que a PF esta fazendo é correto.

    Isto é uma vergonha para o Brasil, para a natureza, para o mundo ambiental. E especialmente a PF de Manaus (Amazônia) que aparentemente é a mas corrupta que o Brasil tem hoje. Ela (PF e a Ibama) faz para que todo o povo Brasileiro sofre e passa por uma vergonha o mundo afora. E turistas vem cada vez menos. (Com o internet tudo mundo sabe desta vergonha imediatamente.)

    Talvez a única solução para terminar com isto tudo, e si o povo Brasileiro faz alguma coisa. Os político não vão mudar nada sozinho, e nem a PF, e muito menos a Ibama, vão querer que mude…

    Respeitosamente de um que ama a natureza, já em 3. Geração, que pede a todos os Brasileiros de fazer uma coisa contra esta corrupção.
    E em vez de proteger a Amazônia contra os garimpeiros que acabam com os rios, contra as construções de barragens hidrelétrica (quais realmente são a ração para o desaparecimento de milhares de espécie, como em Balbina) e contra o desmatamento, esta PF e a Ibama ajudam a matar o ultimo peixe e vida aquática Amazônica,

    um abraço
    Heiko Bleher
    President
    Aquapress Publishers, Italy
    http://www.aquapress-bleher.com
    http://www.aqua-aquapress.com
    http://www.aquageo.com

Fechado para comentários.