EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Anvisa apreende 950 mil litros de agrotóxicos adulterados

rótulo: veneno

Operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu 950 mil de litros de agrotóxicos adulterados em Sorocaba (SP), nesta quarta (12) e quinta-feira (13). A ação também interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Iharabras S.A Indústria Química, integrante de um conglomerado japonês.

Durante a ação, que contou com o acompanhamento de uma delegada da Polícia Federal, foi constatado que os agrotóxicos Cercobin 700 WP, Cercobin 500 SC, Cerconil SC, Tidy 700 WP e Nominee 400 eram produzidos com adulteração na fórmula, sem autorização.

A interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser comercializados. A empresa Iharabras S/A terá cinco dias úteis para apresentar contraprova.

A Anvisa interditou ainda o agrotóxico Sumithion 500 CE, devido à irregularidades no rótulo e bula sobre as informações da classificação toxicológica. Nesse caso, a empresa terá 30 dias para que todos os rótulos e bulas sejam substituídos.

Esta é a segunda ação de fiscalização de agrotóxicos em menos de 40 dias que apreende grande quantidade de agrotóxicos com adulteração nas formulações avaliadas e autorizadas pela Anvisa.

Produtos Apreendidos

Produto

Ingrediente ativo

Culturas

Cercobin 700 WP

Tiofanato-Metílico

Abacaxi, abóbora, alho, antúrio, begônia, berinjela, café, cebola, citros, cravo, crisântemo, feijão, gladíolo, hortênsia, maçã, mamão, melancia, melão, morango, orquídeas, pepino, rosa, seringueira, soja, tomate, uva e sementes de batata e feijão.

Cercobin 500 SC

Tiofanato-Metílico

Algodão, banana, citros, ervilha, manga, milho, rosa, soja e sementes de algodão e soja.

Cerconil SC

Clorotalonil + tiofanato-metílico

Amendoim, café, feijão, melancia, melão, pepino, seringueira, tomate, trigo e uva.
Nominee 400 SC Bispiribaque – sódico Arroz irrigado.

Tidy 700 WP

Tiofanato-Metílico

Soja.

Sumithion 500 CE

Fenitrotiona

Algodão, cebola, maçã e soja.

* Informações da Anvisa, publicadas pelo EcoDebate, 18/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.