EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poeira escura vaza da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e polui o ar da cidade de Volta Redonda

Automóveis cobertos pela poeira escura. Foto do O Globo.
Automóveis cobertos pela poeira escura. Foto do O Globo.

Uma espessa nuvem de fuligem de carvão cobriu na manhã de ontem (30) grande parte da cidade de Volta Redonda, na região centro-sul fluminense. A poluição foi causada por um problema no altoforno 3 da Usina Presidente Vargas, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A CSN divulgou, por meio de nota, que o vazamento da fuligem de carvão foi devido a “uma sobrepressão no topo do altoforno 3”, provocando a abertura das válvulas de alívio, deixando escapar o material poluente por dois minutos e dezenove segundos.

A companhia informou à Agência Brasil, por meio da assessoria de imprensa, que o problema foi resolvido, o equipamento voltou a funcionar normalmente e que não houve danos para os funcionários da usina e nem para a população.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado à Secretaria do Ambiente, autuou a empresa pela poluição causada à atmosfera. Segundo o Inea, a multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 500 mil. Técnicos do Instituto estão desde cedo investigando as causas do acidente e disseram que o principal poluente liberado foi o carvão.

Por causa das condições meteorológicas desfavoráveis a fuligem demorou a se dissolver. Os técnicos do Inea esperam que a aproximação de uma frente fria, para esta noite, facilite a dispersão das partículas de carvão. O instituto informou ainda que o ar em Volta Redonda, no momento, foi qualificado como como inadequado.

Edição: Aécio Amado

Matéria de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo Ecodebate, 01/07/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.