EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seca na Califórnia pode ser consequência da expansão dos trópicos em razão do aquecimento global, por Henrique Cortez

[EcoDebate] A Califórnia enfrenta três anos seguidos de severa seca e novo estudo sugere que esta estiagem excepcional pode ser uma conseqüência da expansão dos trópicos, progressivamente crescentes, em razão do aquecimento global, causado pelas emissões humanas de gases com efeito estufa.

Cientistas têm documentado uma lenta progressão dos sistemas climáticos de baixa latitude para os pólos e isso tem sido acompanhado pelo aumento das temperaturas em várias regiões temperadas. No entanto, ainda não está claro se isto está ligado ao efeito estufa.

Parte da razão, explica Thomas Reichler da Universidade de Utah, é que existem muitas maneiras de definir os trópicos. Geograficamente, o cinturão tropical está contido entre o Trópico de Câncer e Capricórnio. É também a região, de ambos os lados, do equador onde as temperaturas tendem a ser quentes e úmidas o ano todo.

Mas a mais simples e mais facilmente monitorada característica dos trópicos reside na fronteira entre a troposfera, onde sistemas climáticos se formam, a estratosfera e acima dela.

Ao longo dos trópicos, a tropopausa, uma vez que este limite é conhecido, tende a medir até vários quilômetros na atmosfera. A variação de altitude é relativamente fácil de medir. “É muito mais difícil de detectar alterações significativas nos níveis inferiores da atmosfera”, diz Lu Jian os E.U. do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica, no Colorado.

Usando a tropopausa, Lu e Reichler monitoraram a posição do cinturão tropical desde a década de 1960 e consideram que, lentamente, ela está se ampliando. “Existe uma grande quantidade de variação natural de ano para ano”, diz Reichler, “mas vemos um processo lento, gradual mudança.” Em média, os limites tropicais estão se movendo 0,7 graus no sentido dos pólos a cada década. Isto equivale a cerca de 70 km por década, ou 350 quilômetros em 50 anos.

“A nossa principal conclusão é que gases com efeito de estufa e [o empobrecimento da estratosfera] o ozônio são os culpados pela ampliação”, diz Lu.

Reichler diz que a expansão dos desertos subtropicais é mais temida do que o alargamento da zona tropical si. Enquanto o cinturão tropical é quente e úmido, as regiões subtropicais sofrem com graves secas. O Saara e o Sahel são regiões subtropicais.

Os modelos climáticos citados pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas, IPCC, prevêem que a região do Mediterrâneo e o sudoeste dos EUA sofrerão com secas devastadoras.

O sul da Califórnia já é subtropical no verão. Mas, com as mudanças climáticas, as condições de seca poderiam se espalhar para áreas como o norte da Califórnia, Washington e Utah, que agora, em comparação com o sul, recebem muito mais chuva e neve.

De acordo com um recente estudo pela California Department of Water Resources, o gelo nas montanhas da Califórnia está atualmente contendo apenas 61% da água dos anos normais. O degelo das montanhas, sozinho, fornece 2/3 do abastecimento de água da Califórnia e estas montanhas, até agora, só recebeu um terço do esperado em termos de neve, apesar de dezembro e janeiro, normalmente, serem os meses mais úmidos.

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 05/02/2009, com informações da Universidade de Utah]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.