EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas podem reduzir disponibilidade de alimentos do mundo até 2030

A produção de arroz em toda a Ásia será provavelmente afetada pelas mudanças climáticas. Na foto, campos de arroz em Bali, Indonésia.

Os sistemas agrícolas serão seriamente afetados pelo aquecimento global nas próximas décadas. Se nenhuma medida de adaptação for tomada, até 2030 o aumento das temperaturas e o declínio das chuvas em regiões do planeta que sofrem com a insegurança alimentar provavelmente reduzirão a produção de cultivos essenciais para as populações dessas áreas, o que pode diminuir ainda mais a disponibilidade de comida.

Segundo estudo norte-americano publicado esta semana na Science, o sul da Ásia e a África meridional são áreas particularmente vulneráveis à escassez de alimentos. No Brasil, as mudanças climáticas devem ter impactos negativos sobre a produção de trigo, arroz, milho e mandioca.

“É provável que a soja também seja afetada negativamente no Brasil, embora em menor medida”, diz à CH On-line um dos autores do artigo, David Lobell. “Já a cana-de-açúcar não deve ser prejudicada”, completa o pesquisador, vinculado ao Programa de Meio Ambiente e Segurança Alimentar da Universidade de Stanford e ao Laboratório Nacional Lawrence Livermore, ambos nos Estados Unidos.

O grupo analisou os impactos das mudanças climáticas sobre os cultivos mais importantes nas 12 principais regiões do mundo que abrigam grande quantidade de pessoas com fome – muitas delas localizadas em zonas tropicais e subtropicais. A análise baseou-se em estatísticas de cultivo e projeções climáticas para o ano de 2030 geradas por 20 modelos diferentes, que apontam aumento de temperatura de 0,5ºC a 2ºC nessas regiões e resultados variados quanto ao volume de chuvas.

A avaliação revelou algumas projeções negativas, por exemplo, para o milho e o trigo na África subsaariana, com estimativa de pelo menos 95% de chance de que as mudanças climáticas prejudicarão a produção agrícola na falta de medidas de adaptação. Em muitos casos, há grandes incertezas: os impactos variam desde muito negativos a muito positivos, como o amendoim no sul da Ásia e o Sorghum (gênero que inclui 20 espécies de gramíneas) na África meridional. Também existem exemplos de cultivos que sofreriam impactos menores, como o trigo no oeste da Ásia.

O trigo, o arroz, o milho e a mandioca estão entre os sistemas agrícolas que sofrerão impactos negativos no Brasil devido ao aquecimento do clima e à diminuição das chuvas.

Ameaça clara

“Apesar das muitas suposições e incertezas associadas com os cultivos e modelos climáticos usados, a análise aponta para muitos casos em que a segurança alimentar é claramente ameaçada pelas mudanças climáticas em um prazo relativamente curto”, dizem os autores no artigo.

Segundo eles, o estudo identifica áreas prioritárias de preocupação, para que se invista em medidas de adaptação para moderar a severidade dos impactos das mudanças climáticas sobre os sistemas agrícolas. O emprego de fertilizantes, o melhoramento de sementes e o uso mais adequado da terra estão entre as ações que podem ser implementadas.

“Há muitas outras opções de adaptação, e a maioria delas faz sentido mesmo sem as mudanças climáticas”, acrescenta Lobell. “Alguns exemplos seriam desenvolver variedades mais tolerantes ao aquecimento e à seca, melhorar o manejo dos cultivos agrícolas e diversificar as fontes de renda dos fazendeiros“, enumera.

Matéria de Thaís Fernandes, do Ciência Hoje On-line, publicada pelo EcoDebate, 04/02/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.