EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ministério da Saúde lança Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

A medida vai beneficiar diversos setores da cadeia produtiva, desde o cultivo da semente até a manipulação. Lista de plantas usadas em medicamentos será ampliada.

Uma portaria interministerial (2.960/2008) assinada pelo Ministério da Saúde e outros nove ministérios (veja lista abaixo*) instituiu o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, o Programa vai ampliar a lista de fitoterápicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção básica. A quantidade de produtos oferecidos será definida por um grupo de especialistas vinculados ao Ministério da Saúde, que comporão um comitê específico para acompanhar o assunto. Fitoterápico, de acordo com a legislação sanitária brasileira, é o medicamento obtido a partir, exclusivamente, de matérias-primas ativas vegetais.

Desde 2007, o SUS fornece medicamentos fitoterápicos feitos à base de espinheira santa – para gastrites e úlceras – e guaco – para tosses e gripes – , em diversas apresentações. Os produtos já integram as listas de distribuição de medicamentos em 12 estados (RN, PB, SE, BA, TO, MT, DF, GO, RJ, PR, SC e RS). Com a implementação da legislação, a intenção é disseminar o uso da terapia. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, são considerados seguros e eficazes para a população. Eles garantem o mesmo efeito que um medicamento sintético.

O Programa, lançado em dezembro de 2008, tem uma preocupação social que mobiliza diversas áreas importantes. “Ele é um instrumento de geração de emprego e renda, de desenvolvimento local e estruturação na cadeia produtiva, pois mobiliza desde o cultivo da semente até a produção do fitoterápico”, explica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior. Os recursos para investimento no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos têm origem na mesma fonte que financia o custeio dos medicamentos distribuídos pela Atenção Básica do SUS. Em 2008, o orçamento para esta área foi de R$ 893 milhões.

Além de ações especificadas, a portaria também cria o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Esse grupo é formado por membros da sociedade civil, ministérios que assinam a portaria e entidades vinculadas, como representantes da agricultura familiar e do setor de manipulação. Ele tem a missão de monitorar e avaliar o Programa Nacional, assim como de verificar a ampliação das opções terapêuticas aos usuários e a garantia de acesso a plantas medicinais e fitoterápicos e serviços relacionados pelo SUS. Dentre outras ações, o Comitê vai incentivar a promoção à pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e inovações nas diversas etapas da cadeia produtiva.

*A portaria 2.960 é interministerial e também foi assinada pela Casa Civil; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cultura; Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior; Integração Nacional; Meio Ambiente; e Ciência e Tecnologia.

* Nota da Agência Saúde, Ministério da Saúde.

[EcoDebate, 10/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

5 thoughts on “Ministério da Saúde lança Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

  • Maria Rosalina Monteiro de Brito

    Acho que a medicina alternativa é um avanço pois além de menores efeitos colaterais, terão preços mais acessíveis, beneficiando as camadas populares da sociedade.

  • Cristiane de Oliveira Severino

    Acredito que será uma boa alternativa, para o bolso do consumidor, dos doentes crônicos que dependem de determinados efeitos terapêuticos alcançados com a fitoterapia, para todos as outras pessoas que de alguma forma vão conseguir manter seus tratamentos com um custo mais reduzido.
    Parabéns pela iniciativa!
    Agora só falta divulgar os endereços de onde encontrá-los, e quem deve prescrevê-los.

  • Ofelia Maria o Teixeira

    Achei de grande importância, pois sou hipertensa, portadora de Artrose e a médica do programa SUS me encamnhou para tratamento Homeopatico. Vaga é o dilema. Acredito que agora será mais facil, pois os médicos vao se interessar.
    Agradecimentos dos Velhinhos…

  • Será que conseguiremos implantar estes tratamentos?
    Assisti ao Globo Reporter da ultima 6ª, e muitas pessoas vieram me questinar sobre o assunto, retruquei que acreditava neste tratamento , que em breve estaria a disposição de todos no SUS. EU ACREDITO! MUITO OBRIGADA.
    Sandra Maria(enfermeira, RJ)

Fechado para comentários.