EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seca na Austrália obriga estado a comprar água, para evitar desabastecimento em 2009

Reservatório esgotado, em foto de arquivo
Reservatório esgotado, em foto de arquivo

A região mais seca da Austrália, o Estado da Austrália do Sul, decidiu comprar 231 bilhões de litros de água para evitar o risco de desabastecimento em 2009.

As autoridades locais afirmam que gastaram dezenas de milhões de dólares para garantir que a quinta maior cidade do país, Adelaide, e o Estado tenham água suficiente. A seca é comum no sul da Austrália, uma região que normalmente recebe pouca chuva. Matéria da BBC Brasil, 05 de dezembro, 2008 – 21h44 GMT (19h44 Brasília).

A falta de chuvas e uma grande redução no fluxo de água do rio Murray deixaram o governo estadual sem garantias de que o nível de água será suficiente para o consumo em 2009.

Os níveis de água na bacia do rio Murray, área que produz 40% das frutas, vegetais e grãos do país, registraram quedas dramáticas.

Mercado

A secretária de Segurança Hídrica do Estado, Karlene Maywald, afirmou que parte dos bilhões de litros de água sairá de recursos hídricos compartilhados com os Estados de Nova Gales do Sul e Victoria.

Maywald afirmou que a região tem água suficiente para atender às necessidades em 2008, mas não acumulou o necessário para a temporada 2009-2010. “Então, tomamos a decisão de comprar água do mercado temporário”, disse a secretária.

Em uma entrevista ao site australiano ABC News, o governador Mike Rann descreveu a medida como “precavida e sensata”.

“Já compranos água há anos, mas esta está sendo comprada como uma garantia para as necessidades humanas mais importantes”, afirmou.

“Acredito que o que ela (Maywald) fez foi absolutamente precavido e sensato na pior seca dos últimos mil anos, segundo especialistas”, acrescentou.

Nota do EcoDebate: para maior compreensão da seca na Austrália, na principal da região produtora de alimentos, o sistema fluvial Murray-Darling, sugerimos que leiam, também: “Seca na Austrália incentiva negociação de água cada vez maior” ; “Seca na Austrália ameaça a produção de alimentos” ; e “Seca na Austrália ameaça o abastecimento de um milhão de pessoas“.

[EcoDebate, 06/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.