EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A poluição atmosférica pode ser um dos responsáveis pelo colapso das populações de abelhas

A poluição atmosférica é um fator que torna mais difícil para as abelhas e outros insetos polinizadores encontrarem comida, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Virgínia (University of Virginia). Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

Diversos poluentes atmosféricos, principalmente os emitidos pelos escapamentos de veículos, foram vinculados à modificação das moléculas voláteis responsáveis pelos aromas das flores. Estas modificações nas moléculas também modificam o aroma, deixando de atrair os insetos polinizadores.

“As moléculas de perfume produzidas por flores em ambientes menos poluídos podem viajar até 1,2 mil metros” diz o pesquisador Jose Fuentes, um dos co-autores do estudo. “Mas hoje, em razão da poluição atmosférica, eles podem viajar apenas 200 ou 300 metros, tornando ainda mais difícil para abelhas e outros insetos localizarem as flores.”

Os insetos polinizadores, tais como as abelhas, se alimentam de néctar das flores. Assim, a poluição do ar está tendo um impacto direto sobre estes insetos, fazendo com que seja mais difícil para eles encontrar comida. Uma vez que uma planta que não é polinizada não pode reproduzir, a poluição também leva a uma redução global do número destas plantas, reduzindo ainda mais os alimentos disponíveis para os insetos.

As populações de abelhas e outros insetos polinizadores têm diminuído drasticamente em muitas partes do mundo – mais dramaticamente nos Estados Unidos, onde até 25 % das colônias de abelhas colônias foram perdidos em razão da “desordem de colapso da colônia” (Colony Collapse Disorder, CCD).

Existem diversas hipóteses para a “desordem de colapso da colônia” (Colony Collapse Disorder, CCD), já sendo documentados casos de fragilidade das colméias por ataques de fungos, agrotóxicos neonicotinóides, redução da diversidade vegetal em razão de monoculturas e stress das colméias pela poluição atmosférica.

Os investigadores sugeriram que a dificuldade em encontrar alimento, devido à poluição do ar, pode ser parcialmente responsável pelo declínio das populações de abelhas. Porque os insetos dependem fortemente dos aromas para uma variedade de funções, não apenas para se alimentar, mas também para evitar predadores.

As abelhas são os principais polinizadores de 80 por cento das culturas alimentares do mundo.

* Com informações da University of Virginia, Environmental Sciences

[EcoDebate, 18/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.