EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês


Pesquisadores da Brunel University, Reino Unido, sugerem que o uso de produtos de limpeza doméstica estão relacionados ao aumento dos casos de asma e alergia. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

Mulheres que usam excessivamente produtos de limpeza doméstica durante a gravidez ou logo após o parto aumentam o risco de seus filhos desenvolvam asma. O risco foi avaliado pelo Avon Longitudinal Study of Parents of Children (ALSPAC), que avaliou 13 mil crianças desde antes do nascimento até os 16 anos.

Os resultados indicam que a exposição prematura, nos primeiros anos de vida, aos produtos de limpeza aumenta em 41% o risco do desenvolvimento de asma até os 7 anos de idade. Durante o estudo foram identificados diversos fatores conhecidos que afetam ou contribuem para o desenvolvimento de asma, como o histórico familiar, mas novos fatores foram incorporados. Dentre as novas contribuições surgiu a “hipótese de higiene”, que sugere que os bebes com baixa exposição a bactérias e pó em suas casas, nos primeiros anos de vida, desenvolvem menor imunidade à asma.

Dr. Alexandra Farrow, da Brunel University’s School of Health Sciences and Social Care e membro da equipe de pesquisas da ALSPAC, explica: “Pesquisas anteriores demonstraram que o risco de uma criança desenvolver asma é menor, se ela for exposta a bactérias nos primeiros anos de vida, provavelmente porque ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico da criança” (hipótese da higiene).

“No entanto, nossa pesquisa sugere que outro mecanismo possível para esta hipótese pode envolver os produtos químicos encontrados em produtos limpeza doméstica. Essas substâncias químicas têm sido associadas ao aumento do risco de asma, assim como outras evidências, em estudos adicionais, que avaliaram os trabalhadores que têm a exposição a produtos químicos limpeza “

*Com informações da Brunel University

[EcoDebate, 10/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês

  • Missao Tanizaki

    As EMPRESA no Mundo todo trabalham para VENDER os seus Produtos e para ser Melhor Sucedidos (LUCROS Não-Éticos)adicionam Produtos Químicos – Aditivos, para agradar os CONSUMIDORES.

    O problemas não ocorrem apenas com os Produtos de Limpeza, mas com a maioria dos demais produtos.

    No SABONETE, CHAMPU, CREMES, DESODORANTE, entre OUTROS, as EMPRESAS
    fazem uso desses ADITIVOS QUÍMICOS.

    Para o seu BANHO recomenda-se usar Sabão de COCO ou até mesmo um outro sabão. Após ensabor e esfregar, recomenda-se enchaguar com muita água, principalmente os Cabelos e o Couro Cabeludo – para aqueles que apresentam problemas de PSORÍSE é altamente recomendado.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.