EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incêndios florestais na Indonésia ‘esfumaçam’ a vizinha Malásia


Autoridades ambientais da Malásia declararam estado de atenção ambiental em razão da fumaça originada dos incêndios florestais na ilha de Sumatra, Indonésia. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

A Indonésia, em razão do tradicional uso das queimadas como prática agrícola, há anos polui a atmosfera da região e a Malásia, em especial, que possui um programa de modernização das práticas agrícolas e que, neste ano, as queimadas foram declaradas ilegais. O diretor do departamento de meio ambiente malaio, Rosnani Ibrahim, afirmou que …”estamos fazendo o nosso melhor para evitar qualquer queimada aqui no país.”

Enquanto isto, em Sumatra, os satélites indicaram que o número de focos de incêndios florestais subiram de 351 para 531 no sábado, 2/8, indicando que este período seco, que vai de junho até setembro, será marcado por grandes queimadas na Indonésia.

O índice de poluentes atmosféricos (Air Pollutant Index – API), neste domingo, registrou uma leitura de 93 em Port Klang, território malaio em frente a Sumatra, ligeiramente melhor do que o nível de 104 no sábado à noite, graças a uma mudança da força e da direção dos ventos.

Uma leitura do API entre 101 a 200 é considerada prejudicial à saúde.

A Indonésia possui a terceira maior floresta tropical do mundo, mas, de 2000 a 2005, perdeu mais de 1,8 milhões de hectares de floresta, por desmatamento, expansão da área agrícola e pelos incêndios florestais, frequentemente criminosos, visando a abertura de novas áreas agrícolas, inclusive para a plantação de palma (dendê) para biodiesel.

Diante dos novos protestos da Malásia, Jacarta disse que estava confiante de reduzir o número de incêndios ilegais este ano, declaração semelhante à apresentada nos anos anteriores.

[EcoDebate, 04/08/2008]