maio 7, 2008
Comentários desativados
Exploração sexual de crianças e adolescentes, tráfico de mulheres e ameaças de mortes a autores de denúncias de abusos. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) leva hoje a uma audiência na Comissão de Amazônia da Câmara dos Deputados um dossiê de aproximadamente 80 páginas em que cobra ação das autoridades para a situação que considera grave, principalmente no Estado do Pará, onde três bispos católicos foram ameaçados de morte. Por Adriana Monteiro, especial para o UOL, em Belém, no UOL Últimas Notícias, 06/05/2008 – 08h00.
maio 7, 2008
Comentários desativados
BELÉM e RIO – O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, que tinha sido condenado como mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang , foi absolvido na noite desta terça-feira em seu segundo julgamento. Por cinco votos a dois, o júri entendeu que o fazendeiro não encomendou a morte da religiosa americana. No primeiro julgamento, Bida havia sido sentenciado a 30 anos de reclusão. O juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, da 2ª Vara de Júri de Belém, mandou colocar o fazendeiro em liberdade. Ele deve ser liberado nas próximas horas. A promotoria avisou que vai recorrer da decisão. Do O Globo Online,06/05/2008 às 20h23m.
maio 7, 2008
Comentários desativados
maio 7, 2008
Comentários desativados
Uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual resultou na apreensão de 4.666,123 m³ de madeiras em toras sem origem – equivalentes aproximadamente a 210 caminhões de madeiras em pátio. O produto se encontram em empresas madeireiras suspeitas de envolvimento em fraude de créditos vistoriadas nos últimos 40 dias no município de Juína, no Noroeste de Mato Grosso. Os dados foram divulgados pela promotora Fabiana da Costa Silva, que coordena a operação. Por Edilson Almeida, da Redação 24 Horas News, 05/05/2008 – 20h55.
maio 7, 2008
Comentários desativados
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o tema Protegendo a saúde frente às mudanças climáticas para debates este ano, considerando as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global. Em entrevista ao Informe Ensp, o pesquisador Marcelo Firpo, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, e Bruno Milanez, doutorado em política ambiental pela Lincoln University, atualmente atuando na Escola como bolsista, discorrem sobre o campo da saúde pública diante dos efeitos das mudanças climáticas, do mercado de carbono e do modelo de desenvolvimento econômico que gera e estimula desigualdades entre países ricos e pobres. Informe Ensp/ Agência Fiocruz de Notícias.
maio 7, 2008
Comentários desativados
Em diversas reportagens recentes publicadas em jornais e websites do Brasil e do Exterior o meu nome tem aparecido ligado a atos de biopirataria, sem que eu jamais tenha sido ouvido por estes veículos. As reportagens referem-se a uma CPI na Câmara Federal e a um inquérito sobre a venda de células sanguíneas dos índios Karitiana e Suruí, de Rondônia, pelo laboratório Norte americano Coriel Cell Repositories.
maio 7, 2008
Comentários desativados
maio 7, 2008
Comentários desativados
maio 7, 2008
Comentários desativados
Hoje exigência do certificado é voluntária; no Brasil, ministra reconhece que desmatamento deve crescer em 2008
A União Européia (UE) pretende endurecer suas leis sobre importação de madeira com a criação de um selo obrigatório, válido para todos os 27 países-membros, que ateste a origem lícita dos produtos. As compras sem controle promovidas pelo mercado europeu, considerado como o mais lucrativo do mundo, contribuem para o desmatamento na Amazônia e de outras florestas tropicais asiáticas e africanas. Por Jamil Chade e Cristina Amorim, do O Estado de S.Paulo, 06/05/2008.
maio 7, 2008
Comentários desativados
[Correio da Cidadania] A Folha de São Paulo publicou recentemente um artigo assinado por Carlos Nobre, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, responsável pelos cálculos do desmatamento), em parceria com acadêmicos da UFRJ – e “endossado por 20 pesquisadores da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia – Geoma”. Em poucas palavras, o texto defende que é possível uma exploração não predatória da floresta, de baixo impacto e beneficiando a população local. Afirma ainda que “essa utilização (…) em ampla escala só pode ocorrer com base no conhecimento científico, em tecnologias avançadas e na inovação”. Os pesquisadores defendem veementemente a salvação da floresta com base no aproveitamento dos avanços científicos.
maio 7, 2008
Comentários desativados
maio 7, 2008
Comentários desativados
Beber água faz bem à saúde. Esta frase, incontestavelmente correta e mencionada dia após dia por pais, avós, tios, médicos e professores, corresponde a uma das máximas mais comuns na rotina de muitas pessoas. Um estudo conduzido recentemente por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) soou como uma bomba aos defensores do bom e velho copinho d’água a cada dez minutos. Os estudiosos alegam que a substância não constitui uma versão realista do elixir da vida, como muitos acreditam, e que sua ingestão em excesso pode até mesmo causar prejuízos à saúde. Por Priscila Biancovilli, Olhar Vital / UFRJ, Edição 124.
maio 7, 2008
Comentários desativados
maio 7, 2008
Comentários desativados
ONU diz que crise de alimentos afeta também a América Latina
A América Latina não está imune à crise mundial dos alimentos, mesmo sendo um dos principais locais de produção agrícola do planeta. O alerta é da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), ligada à ONU. A entidade publicou ontem um mapa da nova cara da fome no mundo, alertando que 100 milhões de pessoas já são atingidas e que o esforço de promover o desenvolvimento das regiões mais pobres do mundo nos últimos sete anos pode ser perdido com a atual crise. Por Jamil Chade, do O Estado de S.Paulo, 06/05/2008
maio 7, 2008
Comentários desativados
O aumento do preço do trigo está levando os italianos a comerem menos macarrão e pão – produtos básicos da dieta mediterrânea, típica da Itália e considerada uma das mais saudáveis do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação dos Agricultores da Itália (CIA, na sigla em italiano), o consumo de pão entre 2006 e 2007 caiu 6,2%, o de verduras diminuiu 4,2%, o de macarrão teve uma redução de entre 2,6% e 5%, e o de frutas ficou 2,5% mais baixo. Assimina Vlahou, de Roma para a BBC Brasil, 06 de maio, 2008 – 19h07 GMT (16h07 Brasília).










